Livro - Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação
Talvez, a respeito de mudança de hábito, o mais difícil seja começar, dar os passos iniciais. Apropriar-se de um método de ação é definir as etapas e passos a serem seguidos tendo em vista um objetivo. Quando trata-se de Educação Financeira, fazer as coisas de uma forma lógica e sequencial torna-se ainda mais importante. É isso que Jônatas Rodrigues da Silva tenta frisar no seu livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.
Os objetivos deste artigo são:
- Apresentar Jônatas Silva, autor do livro e do Blog Efetividade.
- Fazer um breve comentário a respeito do que se pode encontrar no livro.
Sobre o autor
Jônatas Rodrigues da Silva, 34 anos, é paulista. Formado em Administração, com pós-graduação em Gestão Pública, inicialmente trabalhou como técnico de informática, tendo se apaixonado pela administração durante o curso técnico.
Atualmente é servidor público federal, administrador, e trabalha com modelagem de processos de negócios (BPM). Além disso é docente de administração e economia no Centro Paula Souza e realiza palestras e cursos in company sobre Planejamento Financeiro e Investimentos.
Escreve para a revista Plena e para o site Efetividade, um blog de sua propriedade.
Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação
Claro, direto e objetivo! É assim que o livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação explica ao leitor como iniciar seu processo de planejamento financeiro.
A proposta do livro é simples: primeiro é preciso se conscientizar da importância do planejamento financeiro, depois preparar-se para começar a investir através da formação de uma reserva para emergências, em seguida estudar os produtos financeiros e, por fim, partir para a ação.
O autor chama a atenção para a importância de se manter um fluxo de caixa positivo que nada mais é do que gastar menos do que se ganha. Mas porque não um fluxo de caixa neutro, ou seja, simplesmente não extrapolar os ganhos? Por duas razões: 1. estar preparado para situações imprevistas; 2. aproveitar oportunidades que apareçam.
É categórico: NÃO EXISTE PARCELAMENTO SEM JURO! Por mais que as propagandas afirmem, é mentira! O parcelamento gera custos para o fornecedor que, obviamente, são repassados ao preço do produto. Portanto, o preço do produto parcelado "sem juro" já embute os juros da operação. Sem citar outros custos indiretos decorrentes do parcelamento que encarecem o produto.
Para manter o fluxo, é preciso controlar as receitas e despesas. E não é preciso complicar. Pode ser utilizado um software especializado no controle de finanças pessoais, planilha eletrônica e até o velho caderninho. O que importa é registrar de onde e para onde vai o seu dinheiro. Destaca que a utilização da planilha eletrônica permite mais flexibilidade para que o controle tenha "a cara do dono". Para isso basta começar simples e ir aperfeiçoando-a com o avançar do tempo. Clique aqui e baixe um modelo de planilha elaborado pelo autor do livro.
Um lembrete importante é preparar-se para as despesas cuja periodicidade é diferente de mensal ou gastos elevados que ocorrem ocasionalmente como, por exemplo, a troca do carro, viagens, formatura, entre outros. Para isso é sugerido o provisionamento destas despesas antes que ocorram. Para isso, basta "olhar pra frente", perceber despesas que se terá no futuro e reservar parte da renda para cobrir esses gastos.
Lembrando que todos nós passamos por situações inesperadas que demandam gastos imediatos, é dado destaque para a importância de se ter uma reserva para emergências. O montante a ser reservado deve variar de 3 a 12 meses dos gastos mensais da família. É importante que os recursos estejam num tipo de aplicação que permita resgate imediato e sem burocracia. Assim se evitaria vender um bem de menor liquidez por um valor muito baixo simplesmente porque precisa-se de dinheiro imediatamente.
Em paralelo às etapas anteriores, é recomendado que o leitor busque informações a respeito dos produtos financeiros. Apesar da complexidade e da vastidão de produtos envolvidos, é importante ter persistência porque não é difícil. Em seguida, são citados e explicado o funcionamento de diversos produtos financeiros de Renda Fixa (Poupança, CDB, Títulos Públicos, Debêntures, LCI e Fundos DI) e de Renda Variável (Ações, Fundos ETF, Fundos Multimercado, Fundos Imobiliários e Ouro), sem esquecer da Previdência Privada.
No último capítulo, o autor nos brinda com explicações simples de como colocar em prática, de maneira inteligente, a estratégia de Alocação de Ativos. Fornece exemplos que, sem dúvida alguma, podem ser o ponto de partida para quem está iniciando e quer ter sucesso na busca da sua independência financeira.
Opinião
A objetividade que permeia o texto do livro torna sua leitura fluída e prazerosa. É impossível não querer absorver rapidamente o conhecimento transmitido.
Não se trata de um livro de auto-ajuda (como é frisado pelo autor logo no início) mas de uma proposta de método a ser utilizado de maneira prática. Não tem o "blá-blá-blá" de textos motivacionais, mas análises e opiniões da vida como ela é, com suas dificuldades e suas recompensas.
O livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação, é uma excelente leitura para aqueles que desejam iniciar seu processo de planejamento financeiro mas não sabem como começar!
Leitura altamente recomendada!
Frases e Pensamentos
- Toda compra parcelada é acrescida de juro, é fato.
- Quem tem dinheiro em caixa, além de comprar sempre à vista, pagando menos, pode aproveitar promoções, liquidações e demais negócios de ocasião que possam surgir.
- Não espere sobrar para economizar e investir, porque nunca irá sobrar.
- Para você ser independente financeiramente terá que poupar e investir ao menos 10% de sua renda.
- A segurança vem do conhecimento.
- No longo prazo, a inflação não pode ser ignorada, pois é exponencial.
E vamos que vamos!
Um grande abraço e até a próxima!
Kleber Rebouças
Rico Dinheiro: Curta e Compartilhe Educação Financeira!
Outras sugestões de leitura:
Liberal com Orgulho
Manual do Pequeno Investidor em Ações
Memórias de um Operador da Bolsa
O Investidor Inteligente
Ilusões Populares e a Loucura das Massas
Comentários
Postar um comentário